Conheça os Conservatórios

 CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA
LIA SALGADO, DE LEOPOLDINA - MG 

Instalado em 1956 na simpática cidade de Leopoldina, localizada na zona da mata mineira. Seu nome homenageia a famosa cantora lírica, esposa do ex-governador Clóvis Salgado. 
Competentes professores ministram os principais cursos para mais de 1.500 alunos: piano, violão, flautas doce e transversal e canto. 

Na 1ª Mostra, a professora Rosenília e suas colegas conseguiram despertar a curiosidade e motivar os participantes da oficina ”Iniciação Musical com flauta doce”. 

A abertura da 1ª Mostra dos Conservatórios foi com a Orquestra de Flautas, formada por alunos do CEM Lia Salgado sensibilizando o público com um repertório variado de peças populares e folclóricas. 

A Camerata Experimental demonstrou as possibilidades e potencialidades dos jovens músicos que, sob a direção da professora Denise Vidon, promoveu uma das mais belas apresentações durante o evento. 






CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA LORENZO FERNANDEZ, DE MONTES CLAROS - MG 

Iniciou suas atividades em 1962. O pioneirismo e energia das professoras Marina Helena Lorenzo Fernandez Silva, Lygia dos Anjos Braga e Marina Sarmento Velloso Cunha garantiram as bases sólidas para que hoje, com mais de 40 anos de história, este Conservatório se apresente como a maior e principal referência artística e cultural do Norte de Minas. 

Instalado em um belo prédio projetado com todos os recursos necessários para o funcionamento de uma escola de música, na rua que leva o nome do famoso seresteiro montesclarense João Chaves, atende a uma matrícula em torno de 4.000 alunos. A qualidade dos cursos ministrados deve-se ao alto nível do seu corpo docente, que conta, atualmente, com 170 professores. 

Na 1ª Mostra o Lorenzo Fernandez trouxe a Big Band Dionízica e o tradicional Grupo Folclórico Zabelê. 

A idéia da formação de um conjunto instrumental de sopros no Conservatório surgiu no curso de saxofone ministrado pelo Professor Marcelo Andrade. A formação, batizada de Big Band Dionízica, foi concretizada em 2005 e conta hoje com dezesseis integrantes, entre alunos e professores. Buscando o aprimoramento da música em conjunto e o entrosamento dos músicos a Big Band Dionízica tem estimulado a formação de grandes e pequenos grupos instrumentais em Montes Claros e região. O sucesso alcançado pela banda se deve à combinação do alto nível dos músicos com um repertório de qualidade que inclui a música brasileira, o jazz e clássicos da música internacional. 

O Grupo Folclórico Zabelê constituído por quarenta e seis integrantes, entre crianças, jovens e professores de música, busca preservar cantos e danças da cultura popular brasileira, especialmente do Norte de Minas. O Zabelê já participou de vários festivais internacionais de folclore e faz mais de vinte e cinco apresentações anuais em festas populares, seminários, congressos e escolas. 

A participação dos professores cantores Christiane Faria Franco e Roberto Mont´Sá enriqueceu as apresentações da Big Band e do Grupo Zabelê. 



CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA 
RENATO FRATESCHI, DE UBERABA - MG 

A escola de música que deu origem ao CEM Renato Frateschi iniciou suas atividades em 1949 sob a direção do casal Maestro Alberto Frateschi e Alda Lóes Frateschi. Em 1967 passou a funcionar definitivamente como escola da rede estadual de ensino. Atualmente, funciona num ambiente apropriado para o desenvolvimento e a prática da educação musical, com mais de dois mil alunos matriculados e um corpo docente compromissado. 

Os docentes do Renato Frateschi realizaram no anfiteatro do Instituto de Educação uma palestra inovadora sobre “O Chorinho”. Utilizando recursos de vídeo, demonstrações dos alunos, comentários de professores e muita interação com o público presente, a equipe contou a historia de um dos gêneros musicais mais ricos e autênticos da música brasileira. 

A apresentação do Grupo Choro de Aprendiz no palco entusiasmou a plateia e revelou os talentos dos jovens alunos sob a orientação do professor Fausto. 

O Conjunto de Flautas Doce e o Grupo Flautuando fizeram uma belíssima apresentação, demonstrando habilidade técnica na execução dos instrumentos e entrosamento dos músicos no desenvolvimento de um repertório selecionado entre composições para flauta. 

A Orquestra Experimental denominada Big Band Frateschi, sob a regência do professor Reginaldo de Oliveira Costa encerrou a noite tocando arranjos elaborados para canções do repertório nacional e internacional com destaque para Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. 


CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA JUSCELINO KUBISTSCHEK DE OLIVEIRA, DE POUSO ALEGRE - MG
  

Um dos primeiros a entrar em funcionamento, foi inaugurado em 1954 pelo próprio Governador do Estado, Juscelino Kubistchek de Oliveira. 

O Conservatório contava, na época, com o Tenente da Polícia Militar João Soares na Direção, três funcionários e quatro professores que ministravam aulas de piano, violino, canto e canto coral para 40 alunos. Hoje, com mais de 50 anos de existência, o CEM Juscelino Kubistchek de Oliveira oferece cursos para diversos instrumentos de sopro, de cordas friccionadas e dedilhadas, com destaque para o violão, instrumentos de teclado, bateria e percussão, além do canto e canto coral para mais de 2.000 alunos. O quadro docente conta, aproximadamente, com 120 professores. 

Na 1ª Mostra o Conservatório de Pouso Alegre ministrou a oficina de grupos instrumentais de cordas e sopros, sob a responsabilidade do professor Amaury, que promoveu a interatividade com os participantes, estabelecendo uma relação positiva e estimulante para a apreciação, o aprendizado da música e a importância da prática musical em conjunto. 


As apresentações da Orquestra de Violões e da Camerata Fênix foram de alto nível e muito aplaudidas pelo público. 








CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE
MÚSICA LOBO DE MESQUITA 
DE DIAMANTINA - MG 

O Conservatório de Diamantina, criado em 1951, começou a funcionar como escola estadual em 1971. O nome escolhido homenageia o grande compositor diamantinense do período colonial, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita, considerado o “Mozart brasileiro”. 

O Lobo de Mesquita procura orientar seus alunos no sentido de conciliar os conhecimentos teóricos com a prática instrumental, proporcionando desenvolvimento técnico e interpretativo para atuação individual e em grupo. 

Oferece cursos de piano, flauta doce, flauta transversal, violoncelo, piano, contrabaixo e percussão. 

Para a 1ª Mostra, apresentou a Oficina de Percussão do Grupo Iuquerê. Trabalhando com os alunos do ensino fundamental no pátio do Instituto de Educação, os professores Cristiano Ribeiro, Gleydson Lenner e Mayron César envolveram os participantes nos exercícios com ritmos e instrumentos percussivos diversos, culminando a oficina na execução de uma peça musical. 

Suas apresentações no auditório do Instituto de Educação foram prestigiadas por um público enriquecido pela presença de diamantinenses residentes em Belo Horizonte. 

A Orquestra de Cordas Dedilhadas, com 16 integrantes sob a regência do professor Marcone Azevedo, cativou o auditório pela sonoridade do conjunto aliada a um repertório de bom gosto, com arranjos inéditos. 

A Orquestra de Câmara “Ad Libitun”, criada há menos de dois anos, procura valorizar a música e seus intérpretes, mostrando a agilidade, expressividade e virtuosismo, alcançados por muitos alunos e professores. 

A dedicação e o empenho dos integrantes do Grupo de Percussão Iuquerê revelaram um trabalho inovador e bem elaborado, colocando o grupo como referência na percussão para as escolas de música de Minas Gerais. 


CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA PADRE JOSÉ MARIA XAVIER, DE SÃO JOÃO DEL REI - MG 

Criado em 1953, foi o primeiro dos Conservatórios Estaduais de Música. A iniciativa teve o apoio decisivo do Doutor Tancredo de Almeida Neves que à época reivindicou junto ao então Governador Juscelino Kubistchek de Oliveira sobre a necessidade e as condições favoráveis do município para sediar um Conservatório. 

Entre as artes, a música é a maior inclinação dos são-joanenses. A cidade conta com duas orquestras com mais de duzentos anos de existência: a Ribeiro Bastos e a Lira Sanjoanense. Na região existem orquestras e bandas tradicionais em diversas cidades como Prados e Tiradentes. 

O Conservatório de São João Del Rei tem como patrono o renomado músico do século XIX (dezenove) Padre José Maria Xavier, autor de obras para festas e solenidades religiosas locais. 


Ao longo de sua trajetória de 55 anos de existência se orgulha em profissionalizar os músicos instrumentistas e cantores que atuam nas orquestras e bandas da região. 

A Banda Sinfônica São João del Rei foi criada no Conservatório em 2007 pelos professores Tiago Henrique de Sousa e Romeu Rabello para atender aos alunos das classes da área de sopro em suas necessidades de prática de conjunto. Os concertos da banda são frutos de uma ação pedagógica direcionada para o desenvolvimento técnico-musical dos alunos. Hoje a Banda é composta de 40 músicos entre seus integrantes. São alunos, professores, ex-alunos e músicos de outras escolas e de cidades vizinhas que produzem concertos com altíssimo nível de qualidade. 



CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA HAIDÉE FRANÇA AMERICANO
DE JUIZ DE FORA - MG 

Criado em 1955 o Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, de Juiz de Fora, funcionou em instalações provisórias até o ano 2000, quando passou a ocupar sua sede própria localizada na área central da cidade. 

Oferece cursos de piano, flauta doce, flauta transversal, saxofone, violino, viola, violoncelo, violão, piano e teclado para mais de mil alunos. O corpo docente, altamente capacitado, desenvolve atividades diferenciadas e inovadoras na educação musical, a exemplo do professor Estevão Teixeira, criador do método de ensino musical TEDEM – Teclado Didático para o Ensino da Música. As professoras Valéria Assad e Jaqueline Magalhães coordenam a programação de eventos no Auditório “Ondina Frederico Gomes”. Conhecida como “Música no Conservatório” as apresentações de destaques musicais do próprio Conservatório, de Juiz de Fora e região, tem enriquecido a produção do Conservatório e a vida cultural da cidade. 

O professor Guto Cimino desenvolve com muita dedicação um trabalho de aprimoramento técnico-musical dos alunos e de afirmação artística do Conservatório à frente da Orquestra de Violões. As atividades didáticas da Orquestra no anfiteatro do Instituto de Educação foi muito concorrida e contou com a participação de um público interessado no instrumento. 

À noite, no palco do Auditório do Instituto, a Orquestra revelou talentos entre os jovens músicos, tendo sido recebida com entusiasmo e sua performance bastante aplaudida. 


CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA MAESTRO MARCILIANO BRAGA, DE VARGINHA - MG 
Fundado em Varginha em 1985. O prédio onde funciona conta com as instalações e recursos necessários para o funcionamento de uma escola de música. 

Atendendo a quase 2000 alunos oferece cursos em diversos instrumentos como flauta doce e transversal, saxofone, trompete, trombone, piano e teclado, violino e violoncelo, violão, guitarra, contrabaixo e bateria. 

O Conservatório, em articulação com as escolas estaduais da região, desenvolve o Projeto Integrarte, estimulando o fazer artístico nas escolas, capacitando professores e alunos, promovendo eventos e divulgando sua produção musical. 

Para as apresentações da 1ª Mostra trouxe a Camerata de Cordas, com 35 componentes sob a regência da professora Daniele de Abreu. Do repertório da Camerata constaram músicas folclóricas, populares e eruditas. O Grupo de Flautas Kalama, sob a coordenação dos professores Vânia Garcia Camargo e Dinho Batistão, apresentou um repertório variado com danças medievais e peças renascentistas, folclore e música popular brasileira... e até o progressivo da Banda Jethro Tull. A cantora Kenia Pires Martins, com uma qualidade vocal superior, fez participações especiais com os dois grupos. 


CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA CORA PAVAN CAPPARELLI, DE UBERLÂNDIA - MG
  

Funcionando como escola estadual desde 1957, o CEM Cora Pavan Capparelli tem sido um centro irradiador de artes, instituição catalisadora e terra fértil em cultura, procurando sempre manter intercâmbio com a comunidade e participar ativamente, com seus grupos e solistas, das promoções culturais da região. 

O Conservatório, com um corpo docente constituído por 200 professores com formação diversificada e especializada na educação musical, atende a mais de quatro mil alunos, desenvolvendo um trabalho de excelência na formação de músicos. 

Durante a 1ª Mostra o Cora Pavan Capparelli desenvolveu atividades pedagógicas com alunos do Instituto de Educação, professores e público interessado em educação musical. A professora Gleicy Mônica Sivieri Pereira Alves, coordenou a oficina Formação de Corais para jovens e as professoras Alice Pacheco, Ana Cláudia Curi, Maria Tereza Rezende e Maristela Pimenta desenvolveram atividades de Iniciação a Flauta Doce. 

À noite, marcou sua presença o Grupo Coral Jovem Nossa Voz, com a participação do Coral de Libras, promovendo a inclusão musical de surdos. O grupo alcança muito sucesso em suas audições em cidades mineiras e com vários discos gravados. 

O Grupo Doce Harmonia, conjunto de flautas que integra alunos nos vários segmentos de aprendizado e desenvolvimento, realizou sua apresentação com repertório composto de canções eruditas e populares. 


CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA DR. JOSÉ ZÓCCOLI DE ANDRADE, DE ITUIUTABA - MG 


Localizada no pontal do triângulo mineiro, Ituiutaba tem seu Conservatório Estadual de Música em funcionamento há 44 anos. Aproximadamente, 2000 alunos freqüentam os cursos básicos de educação musical e os cursos profissionais em instrumento e canto. 

O Conservatório realiza, anualmente, um prestigiado concurso de piano contando com a participação de grandes compositores e pianistas brasileiros. 

Na área da educação musical o Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli Andrade desenvolve junto às escolas estaduais de Ituiutaba, o Projeto Brincarte, orientando professores na complementação da ação pedagógica por meio das artes. 

Durante a 1ª Mostra a Oficina Brincarte, a cargo da equipe de professores do Conservatório, envolveu as alunas do Curso de Magistério do Instituto de Educação, estimulando práticas educativas enriquecedoras. 

O Grupo de Flautas Doce Som Doce, coordenado pela professora Patrícia de Oliveira Franco e a Camerata Professor Cilas Pereira Rocha, sob a regência do professor José Mauro Alves, realizaram belíssimas apresentações. A Camerata existe no Conservatório há 13 anos, criando oportunidades de participação dos alunos, estimulando o estudo e a pesquisa, o enriquecimento do repertório e a produção de arranjos, o que resulta em uma convivência musical harmoniosa. 


CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA RAUL BELÉM, DE ARAGUARI - MG
  

Criado em 1985 na cidade de Araguari, sua inauguração foi marcada por um inesquecível recital do pianista Arthur Moreira Lima. Hoje, com 23 anos de existência, tem cumprido seu papel de referência cultural da cidade e da região, formando músicos, cantores, atores, artistas plásticos, artesãos e realizando eventos em auditórios, escolas, estabelecimentos comerciais, hospitais, parques e praças. 

Dentre as atividades artísticas e de formação desenvolvidas no Raul Belém destacam-se uma importante camerata de violões sob a coordenação do professor Jéferson do Valle, o conjunto Violão Orquestral Acordanzza, um conjunto de acordeons muito especial, que funciona desde 1986 e a Orquestra do Conservatório. 

Durante a 1ª Mostra a oficina de educação musical dos professores Maria Tereza de Beaumont e Antônio César Rosa – Aprendendo e ensinando música na sala de aula - divulgou a importância da música na escola, componente indispensável na formação dos alunos. Essa Oficina sensibilizou as alunas do Curso Normal do Instituto de Educação para uma prática educacional enriquecedora. 

O Grupo de Percussão Tambores de Minas teve suas atividades iniciadas no ano de 2005, sob a coordenação do Professor Arley da Silva Silvério, tem como foco participação, crescimento e integração dos alunos. O encontro de tambores do grupo de Araguari com o grupo da Escola Estadual Silviano Brandão de Belo Horizonte proporcionou troca de experiências no exercício da percussão. Foi um marcante na 1ª Mostra. 

No palco do Instituto de Educação o grupo fez uma apresentação contagiante com grupo de guitarras Os Batutinhas. 


CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE 
MÚSICA PROFESSOR THEODOLINDO JOSÉ SOARES, DE VISCONDE DO
RIO BRANCO - MG 


Um dos primeiros a serem criados, em 1953, juntamente com o CEM de São João del Rei.
A tradição musical da cidade da zona da mata mineira, representada pelas bandas e grupos musicais diversos que sempre atuaram na região, produziu músicos e professores de renome nacional, justificando a instalação do Conservatório na cidade. 

Além dos cursos de instrumento e canto, o CEM de Visconde do Rio Branco, em parceria com escolas públicas da região, desenvolve atividades de educação musical voltadas para a formação de corais e grupos de música instrumental. 

Durante a 1ª Mostra o Professor Batista iniciou as atividades com sua palestra sobre A Educação Musical na Escola. A seguir, aconteceu ensaio aberto para os alunos do Instituto de Educação. 

À noite o Conservatório apresentou o impecável Quarteto de Cordas Harmonius, executando em seu repertório belas composições com arranjos do professor Wesley Dias. 

Inspirada nas formações clássicas de big-band e nas orquestras de baile dos anos sessenta, a Banda do Conservatório, sob a regência do professor Leonardo Costa, agrega alunos e professores que buscam entrosamento, desenvolvimento técnico-musical e a divulgação do nome do Conservatório nos lugares onde se apresenta.
Link da página original: http://mostraanualcemminas.blogspot.com/